Máscaras

Caju, um de meus cães, deu dois passos para trás assim que me viu. Seus olhos me diziam que estava assustada. A chamei com a voz abafada e então ela correu em direção aos meus braços, cheirando aquela coisa estranha que cobria meu rosto e que, por um breve momento, a impediu de me reconhecer.

A partir de hoje é obrigatório usar máscara na rua.

No inicio até diziam para evitar. Depois passaram a recomendar um tipo específico e apenas para algumas pessoas. Aí mudou de novo, quem quisesse podia usar aquelas cirúrgicas, que até então não serviam. Agora no novo decreto diz que pode-se usar qualquer coisa, até cachecol. O importante é cobrir o rosto.

Estudos apontam que a máscara só serve pra quem estiver em lugares fechados, mas na rua parece que os olhares desconfiados desafiam até a ciência. Uma vez julgavam quem se cobria demais, agora é julgado quem anda na rua com o rosto à mostra.

É normal estar confuso, não?

Para quem era acostumada a ver o mundo a olho nu, evitando até óculos de sol, agora tenho que me adaptar a ver o mundo com uma moldura branca na parte de baixo. É estranho, mas são os novos tempos.

“Não esquece a carteira, as chaves de casa e a máscara!”

Hoje o motorista de um caminhão passou por mim e me cumprimentou através de seu para-brisas. Eu sorri de volta e aí notei que a máscara escondeu meu sorriso. Não sei se ele percebeu a expressão dos meus olhos que ficaram menores e com pés de galinha ao redor, bem comum quando sorrio.

Foi aí que me dei conta que agora teremos que aprender a nos comunicar através do olhar. Curioso, estudiosos passaram anos tentando desenvolver uma língua universal quando ela sempre esteve em cada um de nós.

Quem sabe a gente tenha evitado até então, porque os olhos, ah…os olhos nunca mentem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s