Eu não estava naquele trem.

Quinta feira, 7:17. Essa é a hora que pego o trem todo dia para ir ao trabalho. Hoje ele chegou pontual, coisa que muitas vezes não acontece. Consegui um lugar pra sentar. Enquanto isso, as pessoas conversavam entre elas ou pelo telefone.

Começaram a circular novos vagões “safe and quiet” por aqui e a piada é que um trem na Itália nunca será quiet. As pessoas falam bastante e falam alto. Seja sobre problemas, como foi o dia, como tá o trabalho, a faculdade, os filhos, “você viu o que fulana fez?”.

Boto meu fone para ouvir música.

A medida que o trem ia parando nas estações, os vagões iam lotando, algo habitual em horário de pico. E aí sempre tem alguém que já avisa “esse vagão tá lotado amigo, vai pro próximo” — mesmo quando ainda tem espaço.

As vezes o trem para no meio caminho e hoje foi um desses dias. Se passaram 5 minutos. 10. 15. Nenhum aviso. As pessoas começaram a sair para entender o que acontecia enquanto outras reclamavam sem parar.

“Parece que alguém passou mal, mas o trem ja vai partir”.

Ok, as vezes acontece. As vezes o trem atrasa na partida, as vezes ele atrasa no caminho, mas sempre chega no meu destino final, que é na metade da linha.

Só que hoje não chegou.

Ele parou em outro lugar e aquela era a última parada. Todo mundo desce, ainda sem entender o que está acontecendo.

Saio correndo para tentar pegar o próximo trem e todos estão cancelados. Estou a 10 quadras do meu trabalho, já estou atrasada, então a esse ponto é mais fácil ir a pé.

Enquanto corria, começa a chover, algo muito raro por aqui, e minha única preocupação no momento era chegar o menos atrasada possível. Tem sido uma semana corrida e eu preciso terminar coisas para sexta-feira.

Chego, sento em frente ao computador e começo minha maratona de preparar todos os exames para os cursos. 20 minutos depois minha colega e amiga entra na sala dizendo:

 — Você viu o acidente? Foi grave! A linha está parada.

Eu continuava meu trabalho, sem prestar muita atenção no que ela dizia.

 — …3 mortos e mais de 100 feridos.

Oi?

 — Você tá bem?

Eu tô ótima, só quero terminar isso logo.

Passo as próximas 6 horas concentrada no meu mundo de tabelas, moldes e layouts, até que o estômago me diz que preciso fazer uma pausa. Desço pro mercado e desligo um pouco a mente, já sabendo o que tinha ocorrido e evitando pensar nisso. Volto pra cozinha com um sanduíche e me deparo com meus colegas falando sobre o acidente de trem que tinha acontecido nessa manhã.

20 centímetros. Foi o espaço que faltou entre dois trilhos para fazer o trem descarrilhar. O trem da minha linha, o trem que saiu as 6 da manhã, com faces que vejo todo dia.

***

16:44. Essa é a hora que pego o trem de volta pra casa. Mas hoje ele não partiu do lugar habitual.

Mais 10 quadras e mais chuva na cabeça. Trem atrasado. Saio correndo para a plataforma na esperança de que ele ainda estaria ali, e acerto.

Trem lotado. Assim, muito lotado. Não cabia mais ninguém, mas as pessoas continuavam entrando e o trem continuava a atrasar.

Silêncio. Muito silêncio.

Ninguém teve coragem de reclamar do espaço apertado e do atraso. Cada um olhava pro outro como quem diz “poderia ter sido qualquer um de nós.”

Conversas curtas e tímidas começam com pessoas que não se conhecem, mas se veem frequentemente no mesmo trem.

Uma mulher exclama, segurando lágrimas, o que todos tentaram evitar durante o dia: “Poderia ter sido qualquer um de nós!”

Em um dia comum, indo para o trabalho. Acidentes de trem são tão raros quanto uma chuva de meteoros.

Chego em casa com o cachorro pulando em cima de mim. Dou um abraço apertado no marido. Sento no sofá e desabo.

Caralho, como é bom estar vivo.

25/01/2018.

Anúncios

2 comentários sobre “Eu não estava naquele trem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s