Notas de uma viajante – parte 3

Na Bulgária existe a expressão “dois minutos de atraso podem salvar sua vida”, devido a história do Czar Boris III ter chego atrasado no funeral na igreja Nedelya, em Sofia. Seus dois minutos de atraso o pouparam de ser vítima da explosão à igreja, em 1925. Por isso, é comum as pessoas chegarem um pouquinho atrasadas nos compromissos.

Após o atentado a igreja ortodoxa foi reconstruída. Ela fica na chamada “Praça da Tolerância”, onde também estão uma igreja católica, uma mesquita e uma sinagoga. É um pedacinho do mundo cheio de diversidade que deu certo.

IMG_2907.JPG
Igreja ortodoxa Nedelya

 

img_2934
Mesquita

*

Tel Aviv, em Israel, também é um lugar onde se vê judeus, muçulmanos, católicos, ateus, etc, conviverem em harmonia num mesmo espaço, seja na praia que nas praças. Por sinal a praia é feita respeitando o modo de vida de cada um, então existe o espaço comum para todos, o espaço onde só podem ir mulheres, outro só para homens (geralmente para pessoas ortodoxas) e o espaço para curtir a praia com seu cão.

*

Por falar em Israel, em Ra’anana (pequena cidade vizinha a Tel Aviv) dizem que o prefeito é sempre aquele que tem o maior número de filhos. Isso porque é muito comum encontrar parquinhos infantis e “todo lugar vago vira parque para as crianças”. São espaços como esse que permitem atravessar a cidade sem passar por meio de rodovias. Ah, e todos os brinquedos são diferentes e feitos com material reciclado. Caminhando pelas ruas a noite, vendo as crianças se divertirem, faz tudo ficar mais leve e tranquilo.

6tag_260916-093609.jpg

WP_20160926_08_45_16_Pro.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s