O livro perdido.

Chegando a noite depois de beber o melhor mojito de Havana em algum bar da cidade (ou seja, qualquer bar), encontramos Aida na cozinha. O cenário atrás dela mostrava uns sabões – o mesmo que a gente usava para tomar banho -, um microondas e algumas frutas. Já estava começando a preparar o café da manhã do outro dia.

– Vocês sabem, eu nunca paro de trabalhar nessa casa. – ela exclamava. – Amanhã tenho que levar o aquecedor de água a gás para o conserto. Que bom que vocês não se importam com a água gelada.

Estávamos a alguns dias tomando banho com água fria, mas no calor que fazia, era muito agradável.

Escorada na porta da cozinha, Aida começou a discorrer sobre o apartamento na época de criança, a revolução e a vida nos dias de hoje. Reformara o apartamento com o dinheiro da irmã que fugiu para os Estados Unidos anos atrás. Hoje, seu objetivo é quitar a dívida, algo que faz de pouco em pouco, devido aos altos impostos. Em compensação, o custo de gás/água/energia é quase zero.

Dizia, indignada, que deu a juventude por um ideal, baseando-se nas palavras de José Marti, a qual carregava em um pequeno livro na época:

“Ser culto es el único modo de ser libre. Pero se necesita ser próspero para ser bueno.” (Ser culto é o único modo de ser livre. Porém é necessário ser próspero para ser bom.)

Ela afirma que após a Revolução passou-se a propagar apenas a primeira frase: “Ser culto é o único modo de ser livre.” Não encontrara, desde então, a edição do livro original que continha a frase completa. Todos estes livros se perderam, fazendo com que muita gente esquecesse o mote inteiro ou que nem tivesse conhecimento. Algo meio 1984* quando os personagens faziam “[…] versões adulteradas – denominadas textos definitivos – de poemas que haviam se tornado ideologicamente ofensivos, mas que, por uma ou outra razão, não podiam ser expurgados das antologias.” (ORWELL, 1949, p.54)

Hoje, Aida vê o Estado como vê o fim que a frase tomou. Esqueceram que é necessário ser bom para prosperar.

*Livro de George Orwell

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s