Habemus Água!

Faz umas duas semanas me mudei pra dentro da comunidade Kabiria, em Nairóbi. Por se tratar de uma favela, as vezes a energia cai e falta água onde moro. Aconteceu há uns dias atrás. Encarei o problema com tranquilidade. Tinha acabado de voltar de Arusha, na Tanzânia, onde a falta de energia é problema constante na cidade inteira. A energia vem de surpresa. Você nunca sabe se de manhã, a tarde, a noite ou em plena madrugada. Segundo minha amiga de lá, isso acontece desde que ela era criança. Pra completar o pacote, a casa onde fiquei não tinha água na caixa. Então, pra tomar banho tivemos que recorrer ao bom e velho balde! Sim! Banho de balde, por 4 dias.

Acabei me acostumando com a situação. Hoje foi um desses dias. A água não desceu do chuveiro. Eu tinha duas opções: reclamar ou achar uma solução. A primeira não resolve nada. A segunda eu já sei qual é. Vou na segunda, obvio! Pego meu balde e tomo meu banho quente, achando tudo muito engraçado, como se eu estivesse em um acampamento.

Lembro que a maioria das pessoas daqui nem chuveiro tem em casa. Banho todo dia não é algo comum. O balde é dividido com muita, muita gente. Lembro que eles não tem fogão à gás pra esquentar a água. Se esquentam, é com fogão à carvão.

Logo hoje o Jacob, um dos refugiados que trabalha comigo, bateu na minha porta. Eu disse que estava sem água, ia ter que dar um jeito pro banho. Ele já foi logo oferecendo água e balde pra mim. Aí eu lembrei de uma música do Patofu que diz “Quanto menor a casinha, mais sincero o bom dia.” Eles podem não ter muita coisa, mas tem um coração enorme. É a característica que mais admiro neles.

Anúncios

3 comentários sobre “Habemus Água!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s